Método de Apoio à Decisão para Adoção de uma Nova Tecnologia de Distribuição de Conteúdo para a Indústria de Mídia e Difusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v7i2.16135

Palavras-chave:

Estratégia de Produção e de Operações, Métodos Multicritérios de Tomada de Decisão, Análise Hierárquica de Processos – AHP, Matriz GUT, Indústria de Radiodifusão

Resumo

Diante do avanço da tecnologia, crescente demanda por conteúdos audiovisuais e mudanças nos hábitos de consumo de mídia, empresas produtoras têm a necessidade de desenvolverem novas e eficientes plataformas de distribuição dos seus conteúdos, buscando maior abrangência, flexibilidade na entrega e, por consequência, melhora da qualidade da experiência dos usuários. Neste contexto, a indústria de radiodifusão de sons e imagens necessita rever seus processos e reduzir seus custos operacionais na etapa de distribuição de conteúdo a fim de ser competitiva, em um mercado com players mundiais. Para tanto, quebrar paradigmas se tornou fundamental. Com o objetivo de buscar alternativas para solucionar o problema que a indústria em pauta enfrenta e trazer uma contribuição para facilitar a tomada de decisão na análise de implementação de novas tecnologias, a utilização de métodos multicritérios minimiza a possibilidade de erros, mitigando os riscos e aumentando a eficácia no processo decisório. A partir das dimensões competitivas baseadas na teoria da Estratégia de Operações, foi aplicado o método de Análise Hierárquica de Processos (AHP - Analytic Hierarchy Process) para determinar o cenário que apresenta o melhor resultado, de acordo com as variáveis competitivas previamente definidas. Uma vez selecionada a melhor alternativa, para a priorização das ações, foi aplicada a matriz GUT, viabilizando e dando celeridade à sua implementação, bem como suportando a melhoria e a eficácia do processo. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram coletadas opiniões de especialistas e interessados. Portanto, tratar com o ineditismo na aplicação de uma nova tecnologia, lidar com interesses conflitantes dos stakeholders e analisar diferentes variáveis no processo de decisão significam que estes desafios deverão ser vencidos para a escolha e o sucesso na implementação da nova plataforma de distribuição de conteúdos. Assim, com um mapeamento estruturado e a visão completa do processo, duas etapas distintas de implementação foram adotadas de maneira sequencial. Como resultado, uma primeira solução foi proposta com o objetivo de redução dos atuais custos operacionais, além de servir de base e estrutura para uma segunda intervenção, que busca novos modelos e oportunidades de negócio.

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Biografia do Autor

Tiago Facchin, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE, São Paulo, (Brasil). 

Mauricio Henrique Benedetti, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, São Paulo, (Brasil). Professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas na Universidade Presbiteriana Mackenzie - M, São Paulo. 

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Facchin, T., & Benedetti, M. H. (2019). Método de Apoio à Decisão para Adoção de uma Nova Tecnologia de Distribuição de Conteúdo para a Indústria de Mídia e Difusão. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 7(2), 181–201. https://doi.org/10.5585/iptec.v7i2.16135

Edição

Seção

Relatos técnicos