Proposta de melhoria do desempenho por meio da maturidade em gerenciamento de projetos
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v8i1.16039Palavras-chave:
Gerenciamento de projetos, Nível de maturidade em gerenciamento de projetos, Gestão de projetos, MMGPResumo
O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta para melhoria de desempenho no gerenciamento de projetos da empresa Engilab. Metodologicamente, o trabalho segue o protocolo de relato tecnológico, passando pelas etapas de análise, diagnóstico e proposta de solução. Após uma análise inicial de cenários e do desempenho dos projetos da empresa, foi aplicada uma pesquisa qualitativa para identificação de problemas na visão de gestores e executores dos projetos. Em seguida, analisou-se os principais modelos de avaliação de maturidade de projetos e a escolha do modelo MMGP (Modelo de Maturidade em Gestão de Projetos, criado por Darci Prado para avaliação do nível de maturidade em gestão de projetos). Após aplicação do questionário deste modelo, a empresa foi enquadrada no nível 3 de maturidade. A análise dos dados obtidos permitiu identificar pontos de melhoria e elaborar plano de ações que irá potencializar o aumento do nível de maturidade da empresa nos próximos dois anos.
Downloads
Referências
ABINEE. (2018). Desempenho Setorial. Recuperado em 10 de setembro de 2018 de: http://www.abinee.org.br/abinee /decon/decon15.htm
Almeida, M. I. R., Francesconi, M., & Fernandes, P. P. (2018). Manual para desenvolvimento de pesquisa profissional. São Paulo. Editora Atlas.
Cardoso, D. R., Ziviani, F., & Duarte, L. O. B. (2017). Gerenciamento de Projetos: Uma Análise da Maturidade do Setor de Mineração, Revista de Gestão e Projetos, 8(1), 01-15.
Farias Filho, J. R., & Almeida, N. de O. (2010). Definindo o Sucesso em Projetos, Revista Gestão e Projetos, 1(2), 68-85.
Kerzner, H. (2002). Gestão de Projetos: as melhores práticas. Porto Alegre. Editora Bookman.
Marcondes, R. C.; Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: Recuperado de http://up.mackenzie.br/stricto-sensu/administracao-do-desenvolvi-mento-de-negocios-profissional/
Morais, N. M., Souza, A. K. M., & Canholi Junior, C. (2012). O caminho para a maturidade em gerenciamento de projetos: o caso da Companhia de Água e Esgoto do Ceará. SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia Resende, RS. Recuperado em 20 de novembro de 2018 de: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/35316346.pdf.
Mosley, H., & Mayer, A. (1999). Benchmarking National Labour Market Performance: a Radar Chart Approach. Berlin, Wissenschaftszentrum Berlin für Sozialforschung. Discussion Paper March 1999 ISSN Nr. 1011-9523.
Prado, D. (2015). Maturidade em Gerenciamenteo do Projetos. 3 ed. Nova Lima. Falconi Editora.
Project Management Institute - PMI. (2017). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). Newtown Square. Project Management Institute.
Rabechini Jr., R. (2005). Competências e Maturidade em Gestão de Projetos. São Paulo. Editora Annablume.
Rabechini Jr., R. & Pessôa, M. S. de P. (2015). Um modelo estruturado de competências e maturidade em gerenciamento de projetos, Revista Produção, 15(1), 34-43.
Silva, R. R. (2011). Análise comparativa de modelos de maturidade em gerenciamento de projetos: uma contribuição ao estudo da maturidade organizacional em setores de engenharia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Recuperado em 20 de novembro de 2018 de: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Inovação, Projetos e Tecnologias – IPTEC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.