Renovar o Modelo de Negócios para Sustentar a Competitividade: Uma Experiência no Setor Moveleiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v7i2.15248

Palavras-chave:

Criação de valor, Estratégia, Competição, Modelo de negócios, Canais de relacionamento

Resumo

O presente artigo relata a experiência de um projeto realizado com o objetivo de restabelecer a competitividade de uma empresa brasileira do setor moveleiro e propor estratégias para o seu desenvolvimento, de modo a inovar na oferta de valor aos clientes, mediante a revisão do modelo de negócio. A análise das atuais condições do ambiente competitivo possibilitou um diagnóstico para o delineamento de um novo modelo de negócios, caracterizado pela ampliação da oferta de valor aos clientes por meio da concepção mercadológica de criar valor com os consumidores (market with). Com tal orientação, propôs-se a criação de um marketplace que disponibiliza aos clientes, além dos produtos próprios da empresa, benefícios e produtos complementares, de modo a criar valor para o cliente pela comodidade no ato de compra. O compartilhamento da experiência possibilita expandir o conhecimento e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de tecnologia de gestão, com potencial de replicação em situações equivalentes.

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Biografia do Autor

Samuel Aguiar de Castro e Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Mestre Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, São Paulo, (Brasil).

Adilson Caldeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, São Paulo, (Brasil). Professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, integrante do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e membro do Conselho Universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Souza, S. A. de C. e, & Caldeira, A. (2019). Renovar o Modelo de Negócios para Sustentar a Competitividade: Uma Experiência no Setor Moveleiro. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 7(2), 216–231. https://doi.org/10.5585/iptec.v7i2.15248

Edição

Seção

Relatos técnicos