Redução do Tempo Médio de Atendimento em uma Operadora de Saúde: Otimização do Processo de Autorização de Ressonância Magnética de Coluna
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v7i1.140Palavras-chave:
Tempo de Atendimento, Checklist, Ressonância MagnéticaResumo
Uma das preocupações de operadoras privadas de planos de saúde é a diminuição do tempo de atendimento de seus clientes nas centrais de atendimento, regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações. O presente relato técnico foi delineado como estudo qualitativo, exploratório, descritivo e de pesquisa participante. O processo de aprovação e agendamento do exame de ressonância magnética (RM) de coluna foi modificado desde a etapa da solicitação do beneficiário até a autorização final pela equipe médica. A implantação de um novo fluxo de tomada de decisão, a fim de reduzir ou eliminar as implicações que a lentidão do atendimento podem gerar na saúde dos pacientes, teve como base a inclusão de um Checklist durante as solicitações de RM de coluna. A partir da análise dos resultados, constatou-se que o tempo médio de atendimento com a implantação do Checklist, foi reduzido para 6 minutos. Gerou uma diminuição do tempo médio de atendimento por cliente de 10 para até 6 minutos, com ganho produtivo no processo, relacionado à maior eficiência da operadora e satisfação dos clientes, colaboradores e prestadores de serviços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Inovação, Projetos e Tecnologias – IPTEC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.