Remodelagem do Processo de Desenvolvimento do Produto Cartão
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v7i1.13910Palavras-chave:
Processo de Desenvolvimento de Produto, Remodelagem de Processos, Gestão de Processos de Negócio, Estudo de Caso, Produtos Financeiros.Resumo
O estudo de experiências bem-sucedidas de melhoria de processos em organizações pode servir como parâmetro para a definição de boas práticas organizacionais, que contribuem para o aprendizado gerencial. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso (o produto Cartão) de remodelagem do processo de desenvolvimento de produtos de uma instituição financeira. Este trabalho propõe uma nova forma de resolver um problema existente. A análise do processo de desenvolvimento deste produto é feita segundo a abordagem Business Process Management (BPM), para propor melhorias e resolver as ineficiências detectadas no processo. O trabalho de compreensão do funcionamento do produto e a análise dos resultados do seu processo de desenvolvimento permitiram a identificação formal de desconexões e de oportunidades de melhoria do processo. A remodelagem serviu para aperfeiçoar processos, sanar desconexões encontradas e alcançar objetivos de desempenho. Foi apresentada uma proposta de melhoria do processo com foco no sistema legado de controle financeiro da instituição. Os usuários-chave do processo avaliaram que a alternativa oferece maiores benefícios do que a forma como o produto foi desenvolvido e está sendo operacionalizado atualmente.Downloads
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