Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v5i2.125Resumo
Caros leitores,
Ao completar 4 anos de existência neste mês de dezembro de 2017, podemos dizer que a IPTEC atingiu sua maioridade. Isso devido ao fato da mesma ter obtido classificação B3 na área de avaliação Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo segundo o sistema de classificação de periódicos da Capes no quadriênio 2013-2016.
Ficamos muito contentes com o resultado obtido, o que para nós é um reconhecimento do que foi realizado até o momento e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade para nosso trabalho futuro com o objetivo de manter e melhorar a classificação conquistada. Gostaríamos de compartilhar essa conquista com nossos leitores e, ao mesmo tempo, agradecer a todos os autores que publicaram na revista desde 2013, quando a mesma ainda não era classificada no sistema Qualis. Fica aqui o nosso muito obrigado pela confiança depositada.
Em sua 8ª edição, a IPTEC apresenta 9 relatos técnicos inéditos. Da área de Inovação temos 2 relatos, Gerenciamento de Projetos é tratado em 3 trabalhos, 2 relatos abordam conceitos de Desenvolvimento Tecnológico e outros 2 de Sustentabilidade.
O primeiro relato desta edição, denominado “Inovação Organizacional em Gestão de Pessoas: O Caso de Uma Cooperativa Tritícola do Norte do Rio Grande do Sul”, de Rossana Parizotto Ribeiro Capitanio, Eliana Andréa Severo e Julio Cesar Ferro de Guimarães da Faculdade Meridional – IMED, analisa as inovações organizacionais em gestão de pessoas. O estudo se concentrou na aplicação de uma abordagem qualitativa e exploratória para avaliação do plano de benefícios e nas ações de qualidade de vida em uma cooperativa do norte do Rio Grande do Sul, denominada Tritícola Cotriel.
Na sequência, ainda da área de Inovação, Cleiton Ricardo Kuronuma, Roberto Preti Barciella e Rodrigo Takashi Okimura da Faculdade FIPECAFI buscaram avaliar o impacto da emissão de ADRs (American Depositary Receipts), na NYSE (Bolsa de Nova Iorque) no retorno de ações de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, através de modelos de regressão linear. Em seu trabalho “Impacto da Emissão de ADRs no Retorno de Ações de Empresas Brasileiras Listadas na BM&Fbovespa”, os autores coletaram informações de seis organizações que emitiram ADRs no período entre janeiro de 2007 e junho de 2017, Bradesco, Brasilagro, Eletrobrás, Gafisa, Oi e Santander e analisaram os retornos das mesmas.
Da área de Projetos, Amanda Massini Da Costa Pena, Fernando Claro Tomaselli e Cristiane Biazzin da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – EAESP/FGV apresentam “Gestão de Projetos e a Ferramenta Sales and Operations Planning (S&OP): Projeto de Implementação em um Ambiente de Baixa Previsibilidade”. Seu trabalho analisa um projeto de criação e II implementação de um processo de S&OP em uma organização de varejo alimentar, com baixa previsibilidade e itens perecíveis e tem por objetivo principal, apresentar como a gestão de projetos, pode contribuir no sucesso da implementação da ferramenta de S&OP em uma organização com previsão de demanda pouco sofisticada e incerta, além de uma cultura organizacional frágil em relação ao estabelecimento de relacionamentos assertivos entre as áreas. O trabalho resultou na identificação de cinco fatores decisivos para a implementação da ferramenta de S&OP em um ambiente de baixa previsibilidade: tecnologia da informação, integração interfuncional, participação da alta gerência, o buy-in da operação e, por fim, a criação de uma nova área de S&OP na companhia.
Gestão de projetos públicos é uma área de grande importância para a academia e que, muitas vezes, carece de bons trabalhos. Buscando suprir essa lacuna, publicamos nesta edição o trabalho “Classificação das Partes Interessadas do Projeto Governamental Cadastro Único Online” de autoria de Francisco Edivaldo Brito de Castro e Sérgio Chaves Arruda das Faculdades Nordeste. Os autores deste estudo classificaram as partes interessadas do Projeto Cadastro Único Online da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Município de Fortaleza-CE, utilizando pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, se apoiando em uma metodologia quantitativa de caráter descritivo.
O terceiro trabalho da área de Gerenciamento de Projetos é “A Importância do Gerenciamento do Escopo e de suas Mudanças a fim de Identificar os Impactos Gerados nas Áreas de Prazo, Custo e Qualidade de um Projeto de Exploração Offshore de Petróleo” de Daniel José Teixeira Seda da Universidade Estácio de Sá. Seu relato trata do que deve ser observado no gerenciamento do escopo e de suas mudanças para minimizar os impactos no prazo, no custo e na qualidade de um projeto offshore de petróleo.
Da área de Desenvolvimento Tecnológico, é apresentado o trabalho “Evolução Tecnológica e Inserção de Trabalhadores Deficientes Visuais em um Hospital Público Terciário: Desafios na Realocação de Novas Funções” de autoria de Domenico Antonio Donina Rodrigues e Simone Aquino do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas – IOT e da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, respectivamente. O objetivo deste relato técnico foi analisar a percepção de trabalhadores deficientes visuais, na transição de atribuição de função, uma vez realocados da função de técnicos de revelação de chapas de raios X, para o novo departamento informatizado de agendamento de consultas, em um hospital público terciário.
Continuando na área de Desenvolvimento Tecnológico, Mike Ceriani de Oliveira Gomes da Faculdade Marechal Rondon – FMR apresenta o trabalho “A Tecnologia como Estratégia no Desenvolvimento Organizacional e nas Rotinas Administrativas”. Em seu trabalho, o autor busca compreender de que forma os recursos empresariais, a partir da adesão de tecnologias nas organizações, influenciam as atividades no recrutamento e seleção de colaboradores para uma organização, assim como o treinamento e desenvolvimento de equipes.
“Sustainable Development as a Profit Paradox of the Small Industries of the State of Rondonia” de Joel Moises Bueno, Francisco Diniz e Randal Martins Pompeu da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, CETRAD e Universidade de Fortaleza – UNIFOR, respectivamente, é o primeiro relato da área de Sustentabilidade publicado nesta edição. O objetivo deste trabalho é analisar os fatores que influenciam os resultados econômicos de pequenas empresas que implementam aspectos de responsabilidade social econômica em sua gestão. Os autores buscam verificar, de forma quantitativa, se é possível combinar os desenvolvimentos econômico e social e, adicionalmente, obter rentabilidade.
O relato que fecha esta edição é de autoria de Vívian Elaine Alflen da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Seu trabalho, “Percepção de Profissionais de Centros Especializados de Reabilitação sobre Conhecimento e Aplicabilidade da Segurança do Paciente”, tem como objetivo identificar e analisar os principais conhecimentos e percepções dos profissionais que trabalham em clínicas de reabilitação, quanto à segurança do paciente. A autora aplicou um questionário composto por 25 questões abertas sobre segurança do paciente, tipos e notificação de incidentes de segurança. Ela conclui que diferentes estratégias devem ser implementadas para prevenção/redução efetiva de danos aos pacientes em clínicas de reabilitação, tais como treinamento continuado, adequação das clínicas de reabilitação e desenho de fluxos e de processos.
Desejamos uma excelente leitura a todos!
Editor Científico Prof. Dr. Leandro Alves Patah
Editora Adjunta Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Leandro Alves Patah, Cristina Dai Prá Martens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.