Diferentes tipos de projetos exigem diferentes conjuntos de competências de gerenciamento de projetos
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v13i2.22446Palavras-chave:
Competências, Project management institute, International project management association, Individual competence baseline, Association for project management, Gerenciamento de projetosResumo
O desempenho do profissional durante o ciclo de vida de um projeto está diretamente relacionado a aplicação das competências em gerenciamento de projetos. A descrição destas competências pode ser evidenciada em guias de gerenciamento de projetos providos por entidades de gerenciamento de projetos. As principais instituições que promovem a divulgação destes guias são: Project Management Institute (PMI), International Project Management Association (IPMA) e Association for Project Management (APM). Com base neste contexto, este comentário editorial traz à luz a reflexão quanto a usabilidade de tais guias, que são genéricos, prescritivos e que muitas vezes não apresentam uma base sólida de pesquisa. Ademais, uma discussão que deve ser fomentada é que as competências para gerenciamento de projetos podem ser diferentes em função do tipo de projeto, segmento do negócio, ou indústria. Cabe destacar que esta distinção ajuda a classificar os projetos quanto ao seu tipo. Assim, se faz necessário refletir sobre os impactos das diferentes competências para o profissional de projetos e sua aderência ao tipo de cada projeto.
Referências
Abraham, S. E., Karns, L. A., Shaw, K., & Mena, M. A. (2001). Managerial competencies and the managerial performance appraisal process. Journal of Management Development, 20(10), 842–852. https://doi.org/10.1108/02621710110410842
Ahsan, K., Ho, M., & Khan, S. (2013). Recruiting Project Managers: A Comparative Analysis of Competencies and Recruitment Signals from Job Advertisements. Project Management Journal, 44(5), 36–54. https://doi.org/10.1002/pmj.21366
APM. (2015). APM’s Competence Framework, 32. Retrieved from https://www.apm.org.uk/media/2274/apm-competence-framework.pdf
Bouwman, R., & Brohm, R. (2016). Phronetic judgement, an essential competence for a project manager in a complex project environment! International Journal of Business and Globalisation, 17(4), 582–596. https://doi.org/10.1504/IJBG.2016.079341
Chipulu, M., Neoh, J. G., Ojiako, U., & Williams, T. (2013). A multidimensional analysis of project manager competences. IEEE Transactions on Engineering Management, 60(3), 506–517. https://doi.org/10.1109/TEM.2012.2215330
Chipulu, M., Neoh, J. G., Ojiako, U., & Williams, T. (2013). A multidimensional analysis of project manager competences. IEEE Transactions on Engineering Management, 60(3), 506–517. https://doi.org/10.1109/TEM.2012.2215330
Crawford, L. (2004). Global Body of Project Management Knowledge and Standards. (Peter W. G. Morris & J. K. Pinto, Eds.), The Wiley Guide to Managing Projects. John Wiley & Sons, Inc. https://doi.org/10.1002/9780470172391.ch46
da Silva, L. F., Resnitzkyd, M. H. C., Santibanez Gonzalez, E. D. R., de Melo Conti, D., & da Costa, P. R. (2022). Management of Plastic Waste and a Circular Economy at the End of the Supply Chain: A Systematic Literature Review. Energies, 15(3), 976. https://doi.org/10.3390/en15030976
Hoegl, M. and Gemuenden, H. G. (2001) Team work quality and success of innovative projects: A theoretical concept and empirical evidence. Organization Science, 12(4): 435–449. https://doi.org/10.1287/orsc.12.4.435.10635
IPMA. (2015). IPMA Individual Competence Baseline (ICB), Version 4.0.
Kerzner, H. (1999). Applied Project Management: Best Practices on Implementation. John Wiley & Sons.
Lundin, R. A., Arvidsson, N., Brady, T., Ekstedt, E., Midler, C., & Sydow, J. (2015). Managing and working in project society. Cambridge university press. https://doi.org/10.1017/CBO9781139939454
Moradi, S., Kähkönen, K., & Aaltonen, K. (2020). Comparison of research and industry views on project managers’ competencies. International Journal of Managing Projects in Business, 13(3), 543–572. https://doi.org/10.1108/IJMPB-04-2019-0085
Pariafsai, F., & Behzadan, A. H. (2021). Core Competencies for Construction Project Management: Literature Review and Content Analysis. Journal of Civil Engineering Education, 147(4), 04021010. https://doi.org/10.1061/(asce)ei.2643-9115.0000051
PMI. (2017). Project Manager Competency Development (PMCD) Framework. Management (3 edition). Pennsylvania.
Ribeiro, A., Amaral, A., & Barros, T. (2021). Project Manager Competencies in the context of the industry 4.0. Procedia computer science, 181, 803-810. https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.01.233
Shrnhur, A. J., Levy, O., & Dvir, D. (1997). Mapping the dimensions of project success. Project management journal, 28(2), 5-13.
World Economic Forum. (2020). The Future of Jobs Report 2020. Geneva, Switzerland: World Economic Forum. Retrieved from https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2020/digest
Yun, J. J., Liu, Z., & Zhao, X. (2021). Introduction: Ambidextrous open innovation in the 4th Industrial Revolution. Science, Technology and Society, 26(2), 183-200. https://doi.org/10.1177/09717218211006969
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Gestão e Projetos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1968
- PDF 1017