Maturidade em gerenciamento de projetos: uma análise das empresas organizadoras de corridas de rua da cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v10i2.11385

Palavras-chave:

Gerenciamento de projetos. Maturidade gerenciamento de projetos. Modelo Prado-MMGP. Eventos esportivos. Corrida de rua.

Resumo

A maturidade no Gerenciamento de Projetos (GP) está diretamente relacionada à capacidade da organização gerenciar os seus projetos. No esporte, a gestão das organizações esportivas e a realização dos eventos tornaram-se complexos, abordando diferentes áreas e exigindo a construção adequada de projetos. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi identificar o nível de maturidade em GP nas empresas organizadoras de corridas de rua. A pesquisa se caracteriza como aplicada, descritiva e quantitativa, sendo baseada no modelo de maturidade Prado-MMGP. Foram identificadas 24 empresas que organizam corridas de rua na cidade de São Paulo e o questionário, baseado no modelo Prado-MMGP, foi aplicado online, entre maio e setembro de 2018, sendo obtidas respostas de quatro empresas. Os respondentes foram todos homens com idade média de 45,5 anos, formação em diferentes áreas, mas nenhum em GP, com cargos elevados e nas empresas há mais de 6 anos. As empresas são de porte diferentes com apenas uma possuindo setor responsável pelo GP. O nível de maturidade médio verificado foi de 3,26, equivalente ao nível padronizado do Modelo Prado-MMGP, com as empresas variando entre 4,57 e 2,30 pontos. A média é maior do que o nível médio de maturidade do Brasil e de que empresas que organizam eventos no geral. O estudo, pelo seu ineditismo no esporte, contribui indicando quais pontos devem ser aperfeiçoados no GP das empresas analisadas e fomentando a pesquisa sobre o GP e a sua maturidade nas organizações esportivas brasileiras.

Biografia do Autor

Luis Henrique Torquato Vanucci, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Graduado em educação física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID-UDESC), pós-graduado em nível de especialização em Gestão de pessoas nas organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrando na Escola de educação física e esporte da Universidade de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing no esporte (GEPECOM). Departamento de Esportes. Área: Estudos Socioculturais e comportamentais da educação física e esporte. Linha de pesquisa: Gestão, políticas, marketing e comunicação em esporte e educação física.

Ivan Furegato Moraes, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação Física e Esporte pela Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2008), especialização em Administração e Marketing Esportivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2010) e mestrado em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2015). Integrante do GEPAE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração Esportiva) e do GEPECOM (Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação e Marketing no Esporte). Experiência profissional na área de comunicação, com ênfase em marketing, gestão e eventos esportivos. Possui um livro publicado; quatro trabalhos publicados em periódicos, sendo dois em periódicos internacionais; seis trabalhos publicados em anais de eventos; além de ter participado de mais de 20 eventos nacionais e internacionais.

Lilian Perrenoud, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2004), especialização em Pós Graduação em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi(2016), especialização em Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo(2008) e aperfeicoamento em Administração pelo Centro Universitário Senac(2010). Atualmente é Coordenadora de Marketing do Associação Irmãs da Providência. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda.

Ary José Rocco Júnior, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor e pesquisador da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP. Pesquisador Associado (Associate Research Fellow) do Grupo de Estudo em Eventos e Mega Eventos da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registrado no CNPq. Atualmente coordena Projeto de Pesquisa "Modelos de Gestão e Design Organizacional das Entidades Esportivas: análise e proposta para clubes brasileiros de futebol", financiado pelo CNPq. Também foi responsável pelo Projeto de Pesquisa "A falação esportiva e a novela diária do jornalismo: a espetacularização da cobertura do Esporte na mídia impressa brasileira durante a Copa do Mundo 2014", financiado pela FAPESP e "Os novos Estádios e Arenas e o comportamento do consumidor do produto esportivo: o Padrão FIFA de qualidade e o impacto no torcedor brasileiro", financiado pelo CNPq. Foi, durante três anos, Pró-Reitor de Graduação e Coordenador dos cursos de Comunicação Social (PP/RP) do Centro Universitário FECAP, o melhor Centro Universitário do Brasil. Autor dos livros "Os Estádios e Arenas do Futebol Brasileiro e o legado da Copa do Mundo 2014: o padrão FIFA, o consumidor do esporte e o entretenimento" (OJM Casa Editorial, 2018), "O Gol por um clique - uma incursão ao universo da cultura do torcedor de futebol no Ciberespaço" (Novas Edições Acadêmicas, 2015) e "Marketing e Gestão do Esporte" (Editora Atlas, 2012), entre outros. Presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP), Diretor da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva (ALGEDE) e representante regional da World Association for Sport Management (WASM). Parecerista de diversas publicações científicas. Membro do comitê editorial do International Journal of Sport Communication (IJSC) - Human Kinetics. Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1989) e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1994), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem experiência nas áreas de Gestão do Esporte, Comunicação e Marketing Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo do esporte, jornalismo esportivo, marketing esportivo, gestão estratégica da comunicação, entre outros.

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Vanucci, L. H. T., Moraes, I. F., Perrenoud, L., & Rocco Júnior, A. J. (2019). Maturidade em gerenciamento de projetos: uma análise das empresas organizadoras de corridas de rua da cidade de São Paulo. Revista De Gestão E Projetos, 10(2). https://doi.org/10.5585/gep.v10i2.11385

Edição

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Artigos