Planejamento e Sustentabilidade: O Caso das Instituições Federais de Ensino Superior

Autores

  • Lucas Veiga Ávila Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS Doutorando em Administração - UFSM Mestre em Administração - UFSM
  • Lúcia Rejane Da Rosa Gama Madruga Doutora em Agronegócios - UFRGS Professora do Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Thiago Antônio Beuron Doutorando em Administração - PPGA UFSM Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.218

Palavras-chave:

Plano de Desenvolvimento Institucional, Instituições Federais de Ensino Superior, Sustentabilidade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a perspectiva da sustentabilidade em Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), identificando as dimensões que estão abarcadas nos textos da Missão e Visão declaradas pelas instituições, associando-as com as diretrizes do Plano Nacional de Educação e suas peculiaridades. O estudo qualitativo e quantitativo analisou 28 PDIs de IFES do Brasil, por meio de uma pesquisa documental. Foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e estatística descritiva simples, Teste T e Qui-quadrado. Entre os achados, destaca-se que mais da metade das IFES pesquisadas não está com o PDI vigente, não segue completamente a legislação, as recomendações e as diretrizes norteadoras do MEC.

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Publicado

01.04.2016

Como Citar

Ávila, L. V., Madruga, L. R. D. R. G., & Beuron, T. A. (2016). Planejamento e Sustentabilidade: O Caso das Instituições Federais de Ensino Superior. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(1), 18–32. https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.218

Edição

Seção

Artigos