As Práticas de Sustentabilidade Ambiental e Suas Influências na Nova Formatação Institucional das Organizações

Autores

  • Dafne Oliveira Carlos de Morais Universidade Estadual do Ceará
  • Natália Queiroz da Silva Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Elnivan Moreira de Souza Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.108

Palavras-chave:

Teoria Institucional, Sustentabilidade Ambiental, Isomorfismo.

Resumo

Discussões em âmbito global embasadas na influência do homem no meio ambiente cresceram em nível de alcance, visibilidade e importância, passando a estabelecer nomenclaturas, documentos e eventos oficializados. Esses debates passam a ter mais importância no contexto das organizações, refletidos a partir de pressões diversas. Este ensaio teórico adotou como objetivo convergir considerações entre práticas de sustentabilidade ambiental e suas influências na nova formatação institucional das organizações sob a lente da Teoria Institucional. Nota-se que muitas das práticas de sustentabilidade ambiental realizadas pelas organizações são resultado de pressões do governo, da sociedade e da concorrência, que se convertem em forças isomórficas, quais sejam: o isomorfismo coercitivo, normativo e mimético. Dessa forma, empresas acabam por aderir às práticas de sustentabilidade ambiental movidas pela racionalidade coletiva. Propõe-se um framework buscando facilitar o entendimento e incitar novas discussões sobre triangulações conceituais envolvendo a influência de práticas de sustentabilidade ambiental na nova formatação institucional das organizações, o papel das variáveis ambientais e a análise causal dos fenômenos. Sugere-se agenda de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dafne Oliveira Carlos de Morais, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Administração pela FGV/SP, Mestra em Administração pela UECE e Graduada em Administração - Estácio FIC.

Natália Queiroz da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Administração e Graduada em Administração, ambos pela UECE.

Elnivan Moreira de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS. Mestre em Administração pela UECE, Esp. em Marketing e Graduado em Administração, ambos pela UFC.

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Morais, D. O. C. de, Oliveira, N. Q. da S., & Souza, E. M. de. (2014). As Práticas de Sustentabilidade Ambiental e Suas Influências na Nova Formatação Institucional das Organizações. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(3), 90–106. https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.108