Indicadores de Sustentabilidade como Instrumentos de Gestão: Uma Análise da GRI, Ethos E ISE

Autores

  • Eduardo Augusto da Silva Faculdades ESAMC, Uberlândia/MG
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire Universidade Nove de Julho - UNINOVE/PPGA, São Paulo
  • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva Doutorando do PPGA/UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.130

Palavras-chave:

Indicadores de Responsabilidade Social Corporativa, Indicadores de Sustentabilidade, Políticas de Gestão Organizacional.

Resumo

A diversidade de indicadores que versam sobre assuntos próximos à sustentabilidade – a maioria deles foi desenvolvida por razões específicas: ambientais, econômicas, sociais e outros escopos, de forma que não podem ser considerados indicadores de sustentabilidade em si – é o reflexo de que o conceito ainda não atingiu um consenso universalmente aceito. O objetivo deste trabalho é analisar se os principais modelos e guias de avaliação das ações corporativas podem ser seguramente utilizados como critérios efetivos de certificação nos âmbitos da responsabilidade social corporativa (RSC) e da sustentabilidade, sem configurar estratégias reducionistas de promoção da imagem institucional e mercadológica. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho foi pesquisa bibliográfica, coleta de dados secundários em compêndios digitais e análise dos relatórios dos modelos de avaliação de RSC e de sustentabilidade, tanto da experiência internacional quanto os que dizem respeito à perspectiva brasileira. Foram analisados os indicadores GRI, Ethos e ISE. Os resultados principais da análise indicam que, na determinação de políticas de gestão organizacional, deve-se tomar o cuidado de envolver toda a organização no sentido de cumprir as prerrogativas dos modelos de avaliação de RSC e de sustentabilidade, pois, além do alto custo que isso pode gerar e dos esforços físicos, estruturais e pessoais de toda a organização, não significa a efetiva convergência de empresa responsável ou (equivocadamente) sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Bandeira De Lamônica Freire, Universidade Nove de Julho - UNINOVE/PPGA, São Paulo

É doutor em Gestão da Comunicação pela USP (2009), possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), especialização em Marketing pela ESPM (1998), mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE e Professor Doutor referência MS-3 do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP. Tem experiência nas áreas de Marketing e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: marcas, retorno de investimentos, estratégia, gestão e pesquisa. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

01.08.2014

Como Citar

Silva, E. A. da, Freire, O. B. D. L., & Silva, F. Q. P. de O. e. (2014). Indicadores de Sustentabilidade como Instrumentos de Gestão: Uma Análise da GRI, Ethos E ISE. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(2), 130–148. https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.130

Edição

Seção

Artigos