Olhando juntos o oceano: desafios e contradições da década do oceano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.25799

Palavras-chave:

Agenda 2030, decrescimento azul, coconstrução do conhecimento, transdisciplinaridade, zonas de transição

Resumo

Contexto: A Década do Oceano, 2021 a 2030, foi estabelecida pela ONU, conectando-se com a agenda de Economia e Crescimento Azul. Entretanto, a crescente exploração econômica dos oceanos está afetando de forma negativa as populações costeiras, recontextualizando a continuidade dos modos de vida e práticas ancestrais.

Objetivo: Assim, faz-se necessário entender e analisar as contradições presentes nessa agenda global. Para tanto, é preciso adotar um quadro teórico-metodológico de investigação plural, o qual estimule a participação efetiva e crítica de todos, i.e., um quadro emancipatório e transdisciplinar a partir de outras culturas, valores e conhecimentos.

Metodologia: A partir de práxis plurais, construiu-se um espaço dialógico na Costa da Caparica, Portugal, para avançar sobre a perspectiva do oceano desejado. Assim, desenvolveu-se uma ferramenta bottom-up e participativa, com foco na temática "O oceano que o Oceano quer", na qual envolveram-se participantes com diferentes áreas de atuação, que debateram a situação atual e problematizaram o cenário em questão.

Originalidade: Dessa forma, foi possível analisar a aderência das agendas mundiais com as demandas locais.

Resultados: Os debates revelaram diferentes significados entre o futuro desejado para o oceano e a trajetória atual, incluindo a discussão em torno do conceito de Crescimento Azul. Além disso, identificou-se a necessidade de reimaginar a relação da sociedade com o oceano, incorporando direitos fundamentais, como o direito ao tempo.

Contribuições sociais: Indica-se que a construção de uma trajetória societal oceânica requer novas direções que estejam alinhadas com a busca por uma sociedade mais justa e ecologicamente sábia.

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Biografia do Autor

Mayra Jankowsky, Instituto de Pesca

Pós-doutora em Ciências do Ambiente, no Observatório de Literacia Oceânica, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, FCT, Universidade Nova de Lisboa. Investigadora colaboradora no Observatório de Literacia Oceânica, MARE NOVA. Pesquisadora de pós-doutorada no Instituto de Pesca no Projeto de Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira e Aquícola na Bacia Hidrográfica do Rio Doce (MG/ES) no Instituto de Pesca - Cananéia, SP, Brasil. Trabalha em temas ligados a interação sociedade e ambiente, especialmente voltada a área de gestão de recursos naturais, especialmente na gestão participativa e na resolução de conflitos socioambientais.

Mônica Mesquita, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Ciências da Educação com especializações em Educação Comunitária (Portugal) e Socioantropologia do Espaço (Inglaterra), e Pós-Doutorados em Ciências da Educação - Filosofia Política na Educação, e em Ciências Ambientais - Alfabetização Oceânica e Comunidades Resilientes, Mônica Mesquita é Etnógrafa e atualmente Professora Convidada e Investigadora Principal da Universidade NOVA de Lisboa e membro do Centro MARE desde 2016, onde coordena o Observatório da Literacia dos Oceanos. Atua como coordenadora local de dois projetos internacionais: Práticas de trabalho em pequenas comunidades no Brasil e em Portugal: sustentabilidade no saber-fazer para a equidade social e econômica, premiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, fundado pelo CNPq- Brasil e Action-Research for Youth in Europe Marine Science, Projeto ERASMUS+. Trabalha com metodologias participativas, como etnografia crítica e pesquisa-ação participativa, para estimular a colaboração de todos os atores envolvidos em uma pesquisa, visando o pleno exercício da ciência cidadã em raízes pluriversais.

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Publicado

03.09.2024

Como Citar

Jankowsky, M., & Mesquita, M. (2024). Olhando juntos o oceano: desafios e contradições da década do oceano. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 13(1), e25799. https://doi.org/10.5585/2024.25799

Edição

Seção

Artigos