Metas brasileiras no Acordo de Paris: reflexões sobre o papel das universidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.11229

Palavras-chave:

Mudanças climáticas. Governança do clima. Política climática. Mitigação. Acordo de Paris. NDC.

Resumo

Objetivo do estudo: discutir o papel das universidades no apoio à implementação das metas brasileiras no Acordo de Paris, por meio de sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC na sigla em inglês).

Metodologia: abordagem exploratória e descritiva, baseada na análise de 13 depoimentos de especialistas.

Originalidade: o governo, unilateralmente, não conseguirá implementar ações de mitigação em diversos setores para atingir as metas de sua NDC. A academia apresenta considerável potencial de contribuição para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono no país, por meio de inovações tecnológicas, e iniciativas que contribuam com a governança de um sistema complexo como as mudanças climáticas. Recomendações são propostas nesse artigo para que as universidades liderem pelo exemplo, por meio de uma agenda de pesquisa propositiva e alinhada com as metas brasileiras de mitigação até 2030.

Principais resultados: a falta de integração da agenda de pesquisa das universidades com as demandas do governo e do setor privado é apontado por especialistas como o principal entrave para o avanço da ciência.

Conclusão: o papel das universidades, especialmente as públicas, deve ter como foco uma agenda integrada de ensino e pesquisa multidisciplinar, que considere os desafios e as necessidades do governo e da sociedade para o fomento de uma nova economia de baixo carbono, pautada no desenvolvimento econômico e social, no qual o crescimento econômico não seja atrelado ao uso insustentável dos recursos naturais. Isso demanda inovações tecnológicas disruptivas, governança, arranjos institucionais de implementação e capacitação.

Palavras-chave: Mudanças climáticas. Governança do clima. Política climática. Mitigação. Acordo de Paris. NDC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cuzziol Pinsky, Universidade de São Paulo

Pesquisadora do Departamento de Administração da FEAUSP

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada 2 do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM

Isak Kruglianskas, Universidade de São Paulo

Departamento de Administração da FEAUSP

Downloads

Publicado

23.08.2019

Como Citar

Pinsky, V. C., Gomes, C. M., & Kruglianskas, I. (2019). Metas brasileiras no Acordo de Paris: reflexões sobre o papel das universidades. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(2), 335–362. https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.11229

Edição

Seção

Artigos