Geometria dinâmica e reconstrução do pensamento geométrico grego na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5585/exacta.v2i0.549Palavras-chave:
Geometria dinâmica. Pensamento geométrico grego.Software Cabri Géomètre II.Resumo
Nas aulas de matemática, o uso de softwares de geometria dinâmica pelos alu¬nos, embasado em princípios históricos e filosóficos, pode resgatar um pensa¬mento geométrico que, segundo os gregos, levaria ao mundo do conhecimento. Esse caminho histórico, exemplificado com construções feitas por Apolônio e Arquimedes usando os recursos de geometria dinâmica (GA) do software Cabri Géomètre II, será objeto de estudo deste trabalho para verificar as hipóteses le¬vantadas, o que nos permitirá comprovar, em tempo real, a definição de parábola por meio de áre as construídas por Apolônio e a prova de Arquimedes da soma das áreas dos triângulos obtidos de um segmento de parábola delimitado por um arco parabólico.Downloads
Não há dados estatísticos.