TECEDU

uma análise das ferramentas tecnológicas no contexto da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.23272

Palavras-chave:

educação, inovação, tecnologias na educação, TECEDU

Resumo

A tecnologia pode abranger os conceitos de ecossistema que integra elementos materiais, como por exemplo, máquinas e equipamentos, e elementos não materiais, tais como as relações interpessoais e também pode atuar impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e cultural favorecendo uma melhor  qualidade de vida. No ambiente da educação, as ferramentas tecnológicas possibilitam  a interação da forma  on-line e off-line. Nesse cenário, esse artigo analisa os aspectos da universalização do uso tecnologia, tais como: realidade aumentada, robótica, videoaulas, game, moodle, kahoot, podcast, amplamante utilizadas  como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem. Para análise do estado atual, de como vem ocorrendo a inserção dessa tecnologias, realiza-se uma análise a partir da base de dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade e Informação. Como resultado espera-se identificar as dificuldades e oportunidades existentes  para  aquisição e absorção do conhecimento quando da existência de tecnologias facilitadoras para esse fim.

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Biografia do Autor

André Marques Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

É Professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE, possui doutorado em Eng. Elétrica pela UFPE. Suas áreas de pesquisa estão associadas a pesquisa operacional, manutenção, processos decisórios. Trabalhou por vários anos em empresa multinacional em atividades de planejamento e projetos de soluções de telecomunicações

Auristela Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1991) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é engenheira eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação nas áreas de incubação de empresas, empreendedorismo e inovação. Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: telefonia, VoIP, redes de ambiente, redes dinâmicas, protocolos de roteamento, redes complexas, redes sociais, políticas dinâmicas e negociação. Tem experiência na área de Educação a Distância como tutora e professora executora no ensino superior.

Domingos Mendes Gama Filho, Instituto Federal do Recife.

É professor do instituto Federla de Educação. Engenheiro Eletricista. Alma Mater: Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. // Electrical engineer. Alma Mater: Polytechnic School of the University of Pernambuco. Atualmente menstrando do PPG Mesntrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia - Profnit da UFPE.

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Publicado

11.03.2024

Como Citar

Cavalcanti, A. M., da Silva, A. M., & Gama Filho, D. M. (2024). TECEDU: uma análise das ferramentas tecnológicas no contexto da educação. Exacta, e23272. https://doi.org/10.5585/2024.23272

Edição

Seção

Artigos