Desenvolvimento de metodologia para gerenciamento de projeto de revestimento de poço de petróleo
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.14620Palavras-chave:
Aplicação Web, Dimensionamento de Revestimentos, Otimização, Poços de PetróleoResumo
O presente trabalho propõe-se a desenvolver uma estratégia de otimização de seleção de revestimento de poço combinando a avaliação de integridade mecânica de revestimento por meio de análise triaxial de tensões em estado limite de serviço e técnicas de otimização baseada no mínimo custo global. A formulação é desenvolvida em um sistema de aplicação web (SAEP) construído a partir do cálculo de esforços e cálculo de resistências, que permitem uma análise desacoplada do processo de dimensionamento de coluna de revestimento de poços de petróleo. O módulo de integração e análise permite avaliar de forma integrada as solicitações e a resistência dos tubulares, verificando o atendimento aos critérios de projeto baseado em diretrizes normativas internacionais. A análise da integridade estrutural é realizada através da combinação da envoltória API com a curva limite de plasticidade, auxiliando o usuário no processo de dimensionamento ótimo das colunas de revestimento.
Downloads
Referências
Aadnoy, B. (2010). Modern Well Design. 2nd. ed. Leiden, The Netherlands: CRC Press.
Anon. (2000). Multistring-casing-design optimization with wellhead growth. JPT, Journal of Petroleum Technology, 52(5), 49.
American Petroleum Institute (2008). API TR 5C3: Specification for Threading, Gauging and Thread Inspection of Casing, Tubing, and Line Pipe Threads. Fifteenth Edition.
Correia, J.P.A., Santos, J.P.L. (2017). Avaliação numérica da integridade estrutural de revestimento de poços de petróleo em zonas de alta pressão e alta temperatura e áreas de rochas salinas. Revista Holos, Vol. 1, Pag. 292-305. doi http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5178.
Costa, J. H (2016). Sistema de aplicações de engenharia de petróleo (SAEP): módulo poço.. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
Ernens, D., Hariharan, H., van Haaften, W. M., Pasaribu, H. R., Jabs, M., & McKim, R. N. (2018, September 1). Improving Casing Integrity With Induction Brazing of Casing Connections. Society of Petroleum Engineers. https://doi.org/10.2118/184703-PA.
Ezeakacha, C. P., Salehi, S., & Kiran, R. (2018). Lost circulation and filter cake evolution: Impact of dynamic wellbore conditions and wellbore strengthening implications. Journal of Petroleum Science and Engineering, 171, 1326-1337. https://doi.org/10.1016/j.petrol.2018.08.063.
Fjågesund, T. (2018, December 1). Guest Editorial: Robust Well Barrier and Well Integrity Management. Society of Petroleum Engineers. https://doi.org/10.2118/1218-0014-JPT
Huang, W., Gao, D., & Liu, Y. (2018). Mechanical model and optimal design method of tubular strings with connectors constrained in extended-reach and horizontal wells. Journal of Petroleum Science and Engineering, 166, 948-961. https://doi.org/10.1016/j.petrol.2018.01.072.
Khosravanian, R., & Aadnoy, B. S. (2016). Optimization of casing string placement in the presence of geological uncertainty in oil wells: Offshore oilfield case studies. Journal of Petroleum Science and Engineering, 142, 141-151. https://doi.org/10.1016/j.petrol.2016.01.033.
Liu, K., Gao, D., & Taleghani, A. D. (2018). Analysis on integrity of cement sheath in the vertical section of wells during hydraulic fracturing. Journal of Petroleum Science and Engineering, 168, 370-379. https://doi.org/10.1016/j.petrol.2018.05.016.
Minetto, E. L. (2007) Frameworks para Desenvolvimento em PHP. 1. Ed. São Paulo: Novatec,. p. 17-19.
Roque, J. L. (1992). Dimensionamento de Revestimentos para Poços Profundos, Poços Direcionais e Horizontais de Longo Afastamento Horizontal Pelo Método do Mínimo Custo Global. 1992. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Petróleo) — Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Wilson, A. (2018, June 1). Risk-Based Statistical Approach To Predict Casing Leaks. Society of Petroleum Engineers. https://doi.org/10.2118/0618-0071-JPT.
Xia, J., Li, K. X., Ma, H., & Xu, Z. (2015). Joint planning of fleet deployment, speed optimization, and cargo allocation for liner shipping. Transportation Science, 49(4), 922-938. https://doi.org/10.1287/trsc.2015.0625.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Exacta – Engenharia de Produção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 391
- PDF 368