Políticas educacionais, reconhecimento e concepções plurais de justiça social: uma revisão de literatura

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Bruna Ponçoni Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8192

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Desigualdades, Justiça social

Resumo

O artigo objetiva interpretar as relações entre escolarização e desigualdades, a partir da análise sistemática de estudos publicados em periódicos brasileiros da área de Educação. Trata-se de um estudo teórico realizado em artigos publicados entre 2011 e 2015, no qual, além de um levantamento das recorrências quantitativas, realizou-se um mapeamento das referências qualitativas, dentre as quais verificou-se dois grandes traços interpretativos. No que tange à esfera de produção e atuação do Estado, os estudos demonstraram uma transformação nos princípios políticos que compuseram, ao longo da história, a pauta pública dos Estados Nacionais. Quanto às políticas, os autores identificaram a existência de uma convergência no que se refere ao reconhecimento da diversidade sociocultural no contexto das políticas educacionais, mesmo em formações sociais marcadas por injustiças, em detrimento a posições discriminatórias ou excludentes.

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Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutor em Ciências Sociais.

Bruna Ponçoni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista de Iniciação Científica (PRATIC/UNISINOS).

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Publicado

13.06.2019

Como Citar

DIAS DA SILVA, Rodrigo Manoel; PONÇONI, Bruna. Políticas educacionais, reconhecimento e concepções plurais de justiça social: uma revisão de literatura. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 49, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n49.8192. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/8192. Acesso em: 3 fev. 2025.
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