O Sinaes e a concepção de qualidade: o que pensam os gestores acadêmicos das universidades da grande São Paulo

Autores

  • Celia Maria Haas Universidade Cidade de São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7930

Palavras-chave:

Sinaes. Qualidade. Universidade. Gestão Acadêmica.Políticas Públicas de Educação Superior.

Resumo

Este texto tem como objetivos compreender quais as concepções de qualidade assumidas pelos gestores acadêmicos e verificar se reconhecem no Sinaes o compromisso em assegurar esta qualidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório no campo das Ciências Humanas. Foram entrevistados vinte e dois gestores de universidades públicas, confessionais e privadas da Grande São Paulo. Os resultados apontaram que nas instituições privadas a qualidade está posta no reconhecimento pelo mercado de trabalho; as instituições públicas encaram a qualidade resultada da produção científica; já as instituições confessionais têm a qualidade refletida na formação plena do cidadão cristão e na possibilidade de formação política do homem. Mesmo com críticas ao Sinaes, os gestores admitem que os resultados das avaliações tenham efeito direto e às vezes positivo no encaminhamento da gestão acadêmica.

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Biografia do Autor

Celia Maria Haas, Universidade Cidade de São Paulo - SP

Grofessora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação) – Unicid.

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Publicado

17.11.2017

Como Citar

HAAS, Celia Maria. O Sinaes e a concepção de qualidade: o que pensam os gestores acadêmicos das universidades da grande São Paulo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 67–92, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.7930. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/7930. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Políticas de educação superior
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