Autorreflexão e experiência na formação docente – Um estudo com professores de Artes Visuais

Autores

  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Fabiana Lopes de Souza Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Flávia Demke Rossi Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7382

Palavras-chave:

Autorreflexão. Ensino de Artes Visuais. Experiência. Formação de Professores.

Resumo

O presente texto apresenta uma pesquisa desenvolvida no grupo de pesquisa “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais” (CA/UFPel). Por meio de entrevistas com docentes atuantes na rede de ensino do município de Pelotas – RS, durante o período de 2012 a 2014, procurou-se identificar as relações que estes estabelecem entre suas práticas, vivências e experiências docentes e pessoais, apoiando-se no referencial de Charlot (2000), García (1992), Larrosa (2000) e Tardif (2002). As informações contidas nas pesquisas possibilitaram a reflexão e o conhecimento acerca da formação docente, de suas práticas profissionais e das condições de trabalho na rede pública, possibilitando conhecimento sobre os docentes e suas trajetórias profissionais, suas práticas de ensino em Artes Visuais, dentre outros temas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CeARTE/UFPel). Atua também como docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do subprojeto Artes Visuais do PIBID/UFPel e do grupo de pesquisa "Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais" (CNPQ)..

Fabiana Lopes de Souza, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestra em Artes Visuais. Especialista em Artes, terminalidade: Ensino e Percursos Poéticos. Tutora a distância do Curso de Filosofia EAD (UFPel). Professora da rede municipal de Pelotas, RS, Brasil

Flávia Demke Rossi, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestranda em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Bolsista CAPES. Especialista em Artes, terminalidade: Ensino e Percursos Poéticos. Licenciada em Artes Visuais.

Downloads

Publicado

22.11.2017

Como Citar

ZAMPERETTI, Maristani Polidori; SOUZA, Fabiana Lopes de; ROSSI, Flávia Demke. Autorreflexão e experiência na formação docente – Um estudo com professores de Artes Visuais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 259–269, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.7382. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/7382. Acesso em: 10 mar. 2025.
Visualizações
  • Resumo 431
  • PDF 312