Integração universitária e inserção profissional: um estudo comparativo entre Portugal e França

Autores

  • Abudo Machude Universidade eduardo Mondlane
  • Christian Muleka Mwewa Universidade do sul de Santa Catarina
  • Ana Inés Renta Davis Univerisdad Rovira i Virgili

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4512

Palavras-chave:

Competências, Empregabilidade. Ensino profissionalizante. Profissionalização.

Resumo

Neste trabalho visamos a analisar o papel dos serviços de apoio para a integração acadêmica e inserção profissional. Foram observados três serviços na Universidade do Porto (Portugal) e um serviço da Universidade de Reims Champagne-Ardenne (França). Os resultados destas análises apresentam diferenças em relação às disposições legais que permitiram a criação de serviços de apoio para a integração acadêmica e profissional, apesar de seu princípio comum, para auxiliar os estudantes e graduados na orientação profissional para o sucesso acadêmico e a rápida integração no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Abudo Machude, Universidade eduardo Mondlane

Professor na Universidade eduardo Mondlane-Moçambique

Christian Muleka Mwewa, Universidade do sul de Santa Catarina

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) na Universidade do sul de Santa Catarina.

Ana Inés Renta Davis, Univerisdad Rovira i Virgili

Doutoranda na Univerisdad Rovira i Virgili-Espanha

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Publicado

04.12.2013

Como Citar

MACHUDE, Abudo; MWEWA, Christian Muleka; RENTA DAVIS, Ana Inés. Integração universitária e inserção profissional: um estudo comparativo entre Portugal e França. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 149–162, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4512. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/4512. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos
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