Professores homens na educação infantil: a concepção dos diretores e das diretoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26135

Palavras-chave:

Early Childhood Education, Education and gender, Male teachers in Early Childhood Education

Resumo

Este artigo descreve e analisa as concepções de gestores e de gestoras de escolas de Educação Infantil (EI) acerca da atuação de homens nesse nível de ensino. Tendo a abordagem qualitativa de pesquisa como premissa, os dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com gestores (as) de seis escolas dos municípios de Mauá e São Caetano do Sul (SP).  Os resultados mostraram que a chegada de um professor homem nas escolas de EI causa receio entre gestores e pais de alunos. Esse receio está atrelado ao fato de que os pais não consideram viável que professores homens tenham contato físico com as crianças por considerarem que essa é uma atividade para as professoras. As discussões sobre gênero não são comuns nas escolas de EI, mas, com a chegada de um professor, o assunto aflora entre os profissionais da escola, mas não entre as crianças que não têm essas preocupações.

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Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação pela Unicamp; Professor de Gestão e Políticas Públias de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista.

Iristeu Gomes Barboza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 

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Publicado

13.12.2024

Como Citar

MIRANDA, Nonato Assis de; BARBOZA, Iristeu Gomes. Professores homens na educação infantil: a concepção dos diretores e das diretoras. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e26135, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.26135. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/26135. Acesso em: 3 fev. 2025.
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