Inovação pedagógica: como as produções acadêmicas dialogam com compreensões conceituais?
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25422Palavras-chave:
inovação pedagógica, Educação Básica, Planejamento do currículoResumo
No presente artigo, são apresentados os resultados de um estado da arte sobre o tema da inovação pedagógica. Tais buscas foram realizadas no contexto de um estudo acerca de práticas pedagógicas inovadoras a partir da perspectiva de diferentes protagonismos escolares. Como base, foram utilizados o Banco de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital do IBICT, no período compreendido entre 2017 e 2020. Os descritores selecionados - inovação educacional, inovação curricular, inovação na Educação Básica e inovação e práticas pedagógicas – ampararam-se nas bases conceituais sobre contexto contemporâneo, currículo e práticas pedagógicas, atores e gestão, estrutura, ferramentas e formação, os quais sustentam as reflexões propostas. Como resultado das buscas e dos refinamentos realizados, foram categorizados sete grupos que evidenciaram as abordagens mais usuais sobre a temática. Por fim, foram selecionadas dez produções que, postas em diálogo mais direto com a base conceitual, reforçaram a importância de um posicionamento curricular sobre a inovação pedagógica, a resistência e a morosidade das instituições de se posicionarem criticamente sobre a intencionalidade dos seus projetos. Da mesma forma, de avançarem em sua concretização, a ênfase na construção coletiva e institucional e a constatação de uma necessária relação de interdependência entre gestão, formação docente e práticas inovadoras.
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