Experiências da pedagogia da alternância na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá – Nova Iguaçu/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24418

Palavras-chave:

educação do campo, movimentos sociais, pedagogia da alternância, políticas públicas

Resumo

O presente artigo é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo e pedagogia da alternância, na estreita articulação com os movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora, desenvolvida no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nosso objetivo principal foi compreender o processo de construção das experiências dessa Pedagogia da Alternância na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e suas interfaces com as relações humanas. A pesquisa documental foi desenvolvida em acervos bibliográficos e entrevistas com os educadores que atuam na Escola. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre Pedagogia da Alternância e educação do campo nos movimentos sociais, em especial, Begnami (2004); Gimonet (2007); Freire (2002); Molina (2006) e Caldart (2012). Os resultados mostram que a educação do campo, além de constituir um universo imensurável de sabedorias na área das Ciências Humanas e Sociais, contribui na resistência da classe oprimida, tendo em vista que os saberes tradicionais e plurais dos povos do campo foram, por algum motivo, silenciados, soterrados e esquecidos, em detrimento dos interesses do capital hegemônico opressor. Cabe aos educadores, educandos e movimentos sociais, em favor dos oprimidos, desenvolverem pesquisas que colaborem com o empoderamento da classe trabalhadora camponesa.

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Biografia do Autor

Clodoaldo Ferreira de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – SME/RJ

Professor na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Doutorando no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua com as seguintes temáticas: Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Marília Lopes Campos , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Professora na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo e no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Professor Associado IV na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

14.03.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Clodoaldo Ferreira de; CAMPOS , Marília Lopes; BICALHO, Ramofly. Experiências da pedagogia da alternância na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá – Nova Iguaçu/RJ. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e24418, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.24418. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/24418. Acesso em: 3 fev. 2025.

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