O debate educacional na segunda década do século XXI: mais do mesmo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24334

Palavras-chave:

Educação, política, epistemologia.

Resumo

É uma tendência de certos setores da pesquisa em educação, muitos até progressistas, estimularem novas práticas, reconhecer a diversidade e as dinâmicas culturais, investir na mudança para sanar a crise da educação para que, assim, finalmente, possamos criar uma escola para o século XXI. Quando lemos “Educação 2021: para uma história do futuro”, de Nóvoa (2009), não nos deparamos com esse mesmo sonho? Percebe-se que as propostas para o futuro e um novo amanhã para a escola devem ser construídos, mas sempre mediados pelo horizonte onírico liberal. Perguntamos-nos se é possível organizar essas propostas em uma forma de organização social capitalista que está intrinsecamente preocupada em formar sujeitos na lógica de mercado. Assim, o objetivo deste texto é dialogar com as tendências educacionais existentes e as propostas por Nóvoa (2009), problematizá-las, além de compará-las, de maneira breve, com os acontecimentos e resultados, a partir da segunda década do século XXI, sob a perspectiva do autor.

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Biografia do Autor

Thalles Valente de Paiva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em História e Historiografia da Educação no PPGED/UFU, Mestre em História e graduado em História pelo INHIS/UFU.

Lucia de Fatima Valente, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora e mestre em Educação pela UFU.  Professora da Faculdade  de  Educação  da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação na graduação e na pós-graduação, membro da linha Estado, Política e Gestão da Educação

Referências

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Publicado

14.03.2024

Como Citar

PAIVA, Thalles Valente de; VALENTE, Lucia de Fatima. O debate educacional na segunda década do século XXI: mais do mesmo?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e24334, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.24334. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/24334. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

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