Enfrentamento do cyberbullying nas escolas inspirado nos princípios e metodologias da Pedagogia Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11577

Palavras-chave:

Cyberbullying. Pedagogia Social. Violência Virtual.

Resumo

O artigo visa compreender as dimensões da violência virtual no fenômeno do cyberbullying, tema de tese concluída do Doutorado em Educação no programa de pós-graduação da Universidade Católica de Brasília. Entre os problemas pesquisados, verificou-se o papel do professor na lida diária com estudantes que sofrem e/ou praticam a violência virtual nas escolas de Palmas/TO, em mensagens ofensivas de textos, vídeos e áudios e o descumprimento da Lei n. 13.185/2015, em vigor no Brasil desde junho de 2016. O interacionismo simbólico e o funcionalismo foram os modelos teóricos utilizados, nas perspectivas de autores como Becker (2008), na obra Outsiders, e Goffman (2013), em Estigma, para a análise dos dados gerados. A metodologia foi lastreada na pesquisa qualitativa, o que permitiu a flexibilização das técnicas de entrada em campo com aplicação de entrevistas, observação indireta e análise documental. Os documentos da pesquisa foram submetidos à Plataforma Brasil, em 07/04/2017, tendo sido emitido Certificado para Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) n°. 69064317.0.0000.0029, aprovado em 17 de julho de 2017 pelo Comitê de Ética (CE) da UCB, parecer n°. 2.175.797. Os resultados preliminares apontaram que as escolas não têm conhecimento dos programas legais de combate à intimidação sistemática efetuada por meio de violências virtuais. Por outro lado, percebeu-se a importância de um professor engajado em sala de aula, comprometido com o ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, envolvido na construção de uma cultura de paz, no uso de metodologias e princípios inspirados pela Pedagogia Social.

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Biografia do Autor

Neide Aparecida Ribeiro, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Universidade Estadual do Tocantins e da Faculdade de Palmas. Tocantins – TO - Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2715-8743

Geraldo Caliman, Universidade Católica de Brasília

Pós-Doutorado em Educação pela Università Pontificia Salesiana de Roma. Professor da Universidade Católica de Brasília. Brasília – DF- Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2051-9646

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Publicado

29.03.2019

Como Citar

RIBEIRO, Neide Aparecida; CALIMAN, Geraldo. Enfrentamento do cyberbullying nas escolas inspirado nos princípios e metodologias da Pedagogia Social. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 115–132, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.11577. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/11577. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 48 - Pedagogia Social
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