Análise de categorias de produtos técnicos e tecnológicos de mestrados profissionais da área de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.26562

Palavras-chave:

Pós-graduação; Stricto Sensu; Mestrado Profissional; Produtos técnicos e tecnológicos; Gestão da educação superior

Resumo

O desenvolvimento de um produto técnico e tecnológico (PTT) no Mestrado Profissional é uma exigência posta por programas profissionais, sendo necessário que este atenda às categorias e critérios definidos na Ficha de Avaliação, elaborada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). É nesse contexto que este artigo tem por objetivo analisar as categorias dos produtos técnicos e tecnológicos, elaborados a partir das dissertações produzidas em três programas de pós-graduação, da área de Educação, com foco específico na gestão da educação superior. A metodologia utilizada envolveu uma revisão bibliográfica, com a utilização de artigos e publicações científicas, e um levantamento documental das dissertações e produtos da amostra. Os resultados revelaram que os 43 produtos identificados se distribuem em três categorias, sendo que 74,4% pertencem à categoria de “Desenvolvimento de material didático”. Conclui-se que a ausência de diversidade de categorias representa um fator limitante para o desenvolvimento da área.

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Biografia do Autor

Amanda Santos Lima da Cunha, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Mestrado em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Aline Venceslau Vieira de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Psicologia

Ana Paula Furtado Soares Pontes, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutorado em Educação

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Publicado

23.12.2024

Como Citar

CUNHA, Amanda Santos Lima da; LIMA, Aline Venceslau Vieira de; PONTES, Ana Paula Furtado Soares. Análise de categorias de produtos técnicos e tecnológicos de mestrados profissionais da área de Educação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 177–190, 2024. DOI: 10.5585/cpg.v23n2.26562. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/26562. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos