O filme “Alex Strangelove” como recurso pedagógico para a formação em educação sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19740

Palavras-chave:

homossexualidade, sexualidade, educação audiovisual

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão a partir do filme “alex strangelove” da Netflix, de modo a promover debates e reflexões frente à temática da diversidade sexual no processo de formação docente, principalmente a partir da utilização de vídeos como recursos pedagógicos eficazes para inserção do tema. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo documental a partir da perspectiva da educação audiovisual da sexualidade, desenvolvida por Silva (2015, 2020), que estabelece uma proposta metodológica de análise ao estudo de imagens e sons. Contudo, denota-se que o filme problematiza questões da diversidade sexual, possibilitando pensar na homossexualidade para além de uma escolha sexual, podendo ainda trazer novos direcionamentos para sua utilização como material educativo na escola.

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Biografia do Autor

Ana Regina Branco de Miranda, Universidade Estadual Paulista -Fclar - UNESP

Mestranda

Ricardo Desidério da Silva, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Doutor

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Publicado

29.06.2021

Como Citar

BRANCO DE MIRANDA, Ana Regina; DESIDÉRIO DA SILVA, Ricardo. O filme “Alex Strangelove” como recurso pedagógico para a formação em educação sexual. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 53–64, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19740. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/19740. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Cinema: atos formativos