A realidade virtual em três possibilidades de atualização: na arte, na educação e na história da cultura

Autores

  • João Souza Ricardo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcelo Pupim Gozzi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Osinaldo Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1885

Palavras-chave:

Atualização. Educação. Novas tecnologias. Virtual.

Resumo

Neste artigo, analisa-se o conceito de realidade virtual, mostrando três formas possíveis de atualização – na educação, na arte e na história da cultura. Nele é mostrado que os elementos virtuais existem, estão presentes, mas não podem ser definidos em coordenadas espaço-temporais. A interação de um indivíduo com o mundo virtual em determinado instante e local permite a sua atualização, que tende a ser diferenciada quando ocorre a variação espaço-temporal. Neste artigo, tratam-se de três possibilidades de atualização da realidade virtual, uma relacionada a aplicações na educação, outra à arte musical e a terceira acerca da produção do conhecimento envolvendo arte e história da cultura. Em relação à aplicação na área da educação, discuti-se a importância do emprego das novas tecnologias para educação à distância. Essas tecnologias permitem criar redes virtuais que possibilitam a interação entre alunos e professores, nos vários instantes e locais de atualização. São mostrados o emprego da internet e das videoconferências na educação a distância. Referente à arte musical, discute-se a importância da digitalização do som para a evolução das atuais composições e tendências musicais. É mostrado o potencial das atualizações dos conteúdos virtuais na produção da música contemporânea. Imagem, som e texto digitalizados compõem um trabalho apresentado que envolve conhecimentos na área da arte e história da cultura e permitem demonstrar a possibilidade de atualização de conteúdos virtuais para a produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09.09.2009

Como Citar

RICARDO, João Souza; GOZZI, Marcelo Pupim; OLIVEIRA, Osinaldo. A realidade virtual em três possibilidades de atualização: na arte, na educação e na história da cultura. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 235–246, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1885. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/1885. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos