As expectativas dos jovens afro-brasileiros sobre a educação técnica de nível médio e o trabalho

Autores

  • Fabiana Santos Costa Universidade Católica de Santos
  • Ângela Maria Martins Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1872

Palavras-chave:

Afrobrasileiros. Educação técnica. Mercado profissional.

Resumo

Muitos jovens têm a necessidade de conciliar estudo e trabalho, para garantir sua preparação para o mercado profissional e auxiliar em casa. Os alunos afro-brasileiros apresentam uma situação desvantajosa com relação aos não afro-brasileiros, pois, em geral, se encontram em péssima condição social e, conseqüentemente, têm maior necessidade de ingressar no mercado de trabalho mais cedo. Nesta pesquisa, parte-se das seguintes questões: o porquê da escolha do curso profissionalizante e se ele pode facilitar a inserção no mercado de trabalho; quais as dificuldades encontradas durante o curso, e quais as expectativas quanto ao mercado de trabalho, após o término do curso. Buscou-se refletir sobre os sentidos da Educação Técnica para esses alunos e suas expectativas quanto ao ingresso no mercado de trabalho, após a conclusão do curso escolhido. Realizamos um levantamento histórico sobre o afro-brasileiro e sua escolarização, bem como um estudo a respeito da atual reforma do Ensino Técnico e mercado de trabalho. A metodologia utilizada é de estudo de caso, buscando a trajetória de vida (escolar e profissional) dos alunos, por meio da aplicação de questionários e entrevistas, analisando as questões que envolvem escolaridade, raça e mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Fabiana Santos Costa, Universidade Católica de Santos

Mestranda em Educação- Professora de Metodologia da Língua Portuguesa, Faculdade do Guarujá Universidade Católica de Santos

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Publicado

09.09.2009

Como Citar

COSTA, Fabiana Santos; MARTINS, Ângela Maria. As expectativas dos jovens afro-brasileiros sobre a educação técnica de nível médio e o trabalho. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 69–76, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1872. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/1872. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos