Encerradas

05.05.2020

CHAMADA DOSSIÊ 2022 -  Juventudes e ação política

A revista Cadernos de Pós-Graduação convida pesquisadoras/es a encaminhar artigos, individuais ou em coautoria, para o v. 21, n. 2 (jul./dez. 2022).

Prazo: até 15 de setembro de 2022. Prorrogado para 30 de setembro de 2022. SUBMISSÕES ENCERRADAS!

A proposição do dossiê busca reunir problematizações de pesquisa sobre as ações políticas juvenis contemporâneas e as reflexividades que estas promovem em diferentes espaços de atuação, considerando a interlocução com diferentes formas e redes de mobilização social e ponderando relações com práticas educativas e/ou itinerários de individuação sociopolítica. Para tanto, tenciona abarcar tanto discussões relativas a referentes teórico-metodológicos para a compreensão da configuração de movimentos sociais e coletivos políticos juvenis, quanto diálogos com ativistas e militantes na compreensão de práticas sociais, pertencimentos e desafios existenciais articulados à participação em ações coletivas. A proposta se origina de iniciativas de pesquisa atentas à participação social juvenil na atualidade, com destaque às manifestações sociais ocorridas a partir dos anos 2010. Mais especificamente, deverá compor debates produzidos no âmbito da pós-graduação, entre professores-pesquisadores, mestrandos e doutorandos e ativistas políticos, com vistas à análise crítica do cenário histórico-político recente do Brasil e, em articulação, à compreensão das frentes de ação em jogo na promoção de condições democráticas de convívio e expressão ao porvir. O dossiê está aberto a contribuições autorais que dialoguem com tais objetivos e, ademais, proponham análises e interpretações originais de contextos, coletivos e ações específicas, produzidas, preferencialmente, em perspectivas dialógicas e participativas.

Organizadores

Editores

Contato para suporte

Mayara Fioravante - Assistente editorial

e-mail: cadernos-edu@uninove.br

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CHAMADA DOSSIÊ 2021 - Educação e Cinema: atos formativos

publicados em 29/06/2021 - www.cadernosdepos.org.br

A revista Cadernos de Pós-Graduação convida pesquisadoras/es a encaminhar artigos, individuais ou em coautoria, para o v. 20, n. 1 (jan./jun. 2021).

Prazo: até 31 de março de 2021.

O cinema, como elemento participante da cultura e da sociedade, está presente também na Educação escolar introduzido como elemento educativo e formativo de crianças e jovens, seja no contexto ficcional, de animação ou documental, possibilitando e auxiliando outras leituras de mundo que podem ser inovadoras e transformadoras. 

Nessa perspectiva, este Dossiê se constitui como uma maneira de agrupar pesquisa e estudos contextualizados em produções fílmicas que problematizem e questionem as realidades pessoais e sociais.

____________________________________ CadPos V. 18, n. 2

Tema do Dossiê: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização.

Submissões encerradas em 13 de Outubro de 2019.

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CadPos v. 18, n. 1

Tema do Dossiê: Gestão educacional: limites e possibilidades.

Submissões encerradas em 28 de fevereiro de 2019.